Muitas pessoas dão pouca importância ao café da manhã, e o fazem com pressa, a caminho do trabalho ou da escola, quando o fazem. Existem aqueles que dizem que não querem ‘gastar’ calorias no café da manhã, que não fazem a primeira refeição porque não querem engordar ou por ficarem enjoados ao pensar nessa refeição. Essas pessoas deveriam rever seus hábitos pois o café da manha é excelente para o bom funcionamento do organismo, ajudando na fisiologia e metabolismo. Estudos realizados em Harvard, durante oito anos, mostram inclusive que a falta do café da manhã pode predispor o indivíduo ao desenvolvimento de diabetes, obesidade e enfarto.

Algumas pessoas acreditam que estão ‘economizando’ calorias ou emagrecendo, ao não tomar o café da manhã. Isso é um mito porque além de o desjejum matinal acelerar o metabolismo, que foi desacelerado durante a noite, quem pula a primeira refeição acaba exagerando na próxima. Esse exagero acaba gerando uma sobrecarga metabólica, pois as células vão absorver todos os nutrientes e armazenar gordura, para se preparar para um próximo pico de baixa energia. Uma pesquisa inclusive revela que obesos tiveram que se adaptar ao desjejum matinal diário para perderem peso.
A ingestão de nutrientes também pode trazer uma melhora no humor, já que quando comemos o nosso organismo libera um hormônio chamado serotonina que traz sensação de bem estar e melhora o humor ! Além de tudo isso, um bom desjejum com cereais, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais traz uma maior imunidade. E para finalizar com mais um bom motivo para que você comece a considerar seu café da manhã extremante importante, os chineses acreditam que ficar com fome vai contra a natureza de todo o ser vivo e também que o período da manhã é o período de maior quantidade de energias boas, considerando assim o desjejum essencial para a longevidade.
Referências Bibliográficas:
Postado por: Ana Maria Maya
Nenhum comentário:
Postar um comentário