A busca por um corpo perfeito faz parte do cotidiano de uma grande quantidade de pessoas. Nesse contexto, receitas milagrosas, dietas para emagrecer e outros assuntos relacionados com a alimentação são cada vez mais veiculados em revistas e sites da internet. Essa quantidade de informações gera polêmica e desperta dúvidas sobre o que é realmente verdadeiro e o que são apenas mitos.
As preocupações com a vida saudável e a incessante busca pelo emagrecimento fazem com que as pessoas acreditem em alguns mitos que são passados de geração para geração. Esta postagem tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas e desmistificar algumas crenças sobre nutrição e saúde.
“BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES DÁ BARRIGA?”
O que está relacionado a essa questão é a qualidade e a quantidade de líquido ingerido. É recomendado um copo pequeno de água sem gás para que ajude no processo digestivo, porém se consumida em excesso, dilata o estômago e dificulta a digestão, pois a água dilui o ácido clorídrico presente no estômago, prejudicando a sua atividade. As bebidas gaseificadas e concentradas (sucos) não são indicadas durante as refeições, pois elas competem com a digestão dos alimentos, dificultando o aproveitamento dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. A digestão comprometida pode ocasionar a fermentação de carboidratos, esse processo aumenta a formação de gases, dando a impressão de distensão abdominal. É importante destacar que para aqueles que têm doenças estomacais como gastrite e hérnia de hiato nunca são indicados líquidos durante as refeições para não distender o estômago.
“ARROZ BRANCO ENGORDA MAIS QUE ARROZ INTEGRAL?”
O arroz branco e o arroz integral têm praticamente a mesma quantidade de calorias - meia xícara de arroz branco tem aproximadamente 100 calorias, enquanto o arroz integral tem aproximadamente 110 calorias. O que diferencia os dois é a quantidade de fibras presentes no arroz integral - meia xícara possui 1,6 gramas de fibras. Em comparação, o arroz branco possui apenas 0,03 gramas. A grande vantagem disso é que a maior quantidade de fibras é capaz de retardar a sensação de fome, sendo o arroz integral um grande aliado da perda de peso.
“TOMAR ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE?”
A água por si só não tem capacidade de destruir células de gordura. Provavelmente isso é criado pela sensação de saciedade que a água produz. A água é fundamental para o equilíbrio orgânico, mas não emagrece. Ela ajuda no bom funcionamento do intestino, faz a hidratação das células e ativação de todas as enzimas do organismo.
“ A MARGARINA É MENOS CALÓRICA QUE A MANTEIGA?”
A manteiga e a margarina possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, porém elas apresentam alguma diferenças estruturais. A manteiga, por ser derivada do leite da vaca, é um produto de origem animal, portanto fornece gordura saturada, que em excesso pode provocar aumento nas taxas de colesterol do sangue. Já a margarina, por ser derivada de óleos vegetais, apesar de eliminar o colesterol, passa por processos industriais, chamados de hidrogenação, que alteram a sua estrutura, levando à formação de gorduras trans que, segundo estudos, aumentam as taxas do mau colesterol (LDL) e reduzem as taxas do bom colesterol (HDL). A manteiga, portanto, deve ser consumida de forma controlada principalmente por hipertensos, diabéticos e pessoas com taxas de colesterol e triglicerídeos elevados.
Bibliografia:
Postado por: Marília Barreto M. P. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário