sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Águas gaseificadas e aromatizadas são refrigerantes sim !





Algumas pessoas têm orgulho em falar que não bebem refrigerante mas se entopem dessas águas gaseificadas e aromatizadas que apareceram no mercado agora. Pelas informações trazidas na embalagem, muitos consumidores acharam que a bebida inovadora era apenas uma inofensiva água gaseificada, mas na verdade elas nada mais são do que refrigerantes.
Algumas empresas produtoras de águas gaseificadas foram processadas pelo Ministério Público Federal, devido à omissão de algumas informações que levavam o consumidor a crer que estava bebendo uma água inofensiva. É importante que o consumidor saiba o que está ingerindo porque os refrigerantes e as águas gaseificadas aromatizadas ( que são refrigerantes) causam alguns malefícios para a saúde quando ingeridos em grande quantidade. Alguns desses malefícios são: acelerar o envelhecimento, reduzir a absorção de cálcio pelo organismo, aparecimento de celulites, aumento das chances de se ter diabetes, câncer e danos musculares, além de outros.
 Perguntas freqüentes são: qual a relação do refrigerante com o desenvolvimento de uma doença cardiovascular ou com a celulite. Bom, em relação às doenças cardiovasculares os refrigerantes possuem cafeína, uma substância que aumenta a pressão arterial e torna os batimentos cardíacos irregulares. E com relação à celulite, existem várias causas de aparecimento de celulite e a genética é uma delas, mas com a ingestão de refrigerantes vai se aumentar a quantidade de gordura no corpo, devido ao açúcar presentes nessa bebidas.
                A boa alimentação é aquela que segue as quatro leis da nutrição : quantidade, qualidade, harmonia e adequação. A Lei da quantidade diz que a quantidade de alimentos ingeridos deve ser suficiente para manter sua necessidades energéticas diárias e manter o balanço da massa corpórea, lembrando que diferentes atividades exigem diferentes quantidades de ingestão calóricas. A Lei da qualidade diz que a dieta de cada indivíduo deve conter sua necessidade diária de nutrientes. A Lei da harmonia fala da relação de proporção dos nutrientes ingeridos e a Lei da adequação diz que a dieta da pessoa deve estar adequada à sua faixa etária, situação física, financeira, entre outros.
                Pensando nessas leis, percebemos que devemos evitar alimentos maléficos e com calorias vazias (alimentos que não possuem nutrientes interessantes para o desenvolvimento do corpo), buscando sempre produtos que melhorem a qualidade de sua alimentação. É claro que não é necessário excluir essas bebidas gaseificadas do sue cardápio, mas é interessante que se reduza a quantidade de sua ingestão e prefira os sucos naturais.

Ana Maria Maya

Referências bibliográficas:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu nao sabia disso! muito legal :)
    pessoal, quem escreveu esse post? eu preciso de todos assinados no final :P heh
    beijos, duda

    ResponderExcluir