sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É bom saber...

            Antes de começarmos efetivamente as postagens, é importante fazermos uma breve introdução de alguns conceitos e princípios básicos utilizados na nutrição.
           Hoje em dia, as pessoas têm acesso muito fácil aos alimentos, preferindo alimentos pré-preparados devido à falta de tempo.  A fim de educar a população com relação à quantidade e qualidade de alimentos a serem ingeridos, surgiu a nutrição, buscando ainda, analisar a relação entre alimentação e qualidade de vida dos indivíduos.Pedro Escudero, médico argentino, foi responsável por uma das maiores contribuições para o desenvolvimento da nutrição. Ele introduziu nas escolas de medicina de seu país o estudo da alimentação e nutrição, propondo as Leis da Alimentação. Essas leis indicam que para uma alimentação saudável é necessário ingerir alimentos com quantidade suficiente para cobrir as exigências energéticas, qualidade para oferecer ao organismo todos os nutrientes, harmonia entre as proporções e adequada ao individuo e a sua finalidade.

Nutrição: estudo dos alimentos e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, assimila e utiliza os nutrientes.

Alimento: produtos de origem animal, vegetal ou sintético que fornecem energia.

Nutrientes: elementos responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas do organismo.

Caloria: quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1mL de água em  1˚C.

Metabolismo: conjunto de rações químicas responsáveis pelo processo de síntese e degradação de nutrientes na célula. Divide-se em anabolismo, síntese de compostos, e catabolismo, degradação de compostos.



Fonte: Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais, Julio Tirapegui.

3 comentários:

  1. Hum, interessante toda esta informação nutricional. Aproveito a oportunidade para esclarecer uma dúvida: uma pessoa que faz musculação buscando o hipertrofismo deve pautar sua dieta em algo especial? Deve seguir alguma orientação? A preferência por carboidratos é algo bom para a reposição de energias e ganho de massa?

    A propósito, belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. É... alimentação saudável é uma das coisas mais importantes que se deve observar para uma vida de qualidade...

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, gostaríamos de agradecer a participação de vocês aqui no blog! Sejam muito bem vindos e fiquem à vontade!
    Bem, respondendo a pergunta do João Pedro, se o objetivo for de hipertrofiar os músculos, o indicado é fazer uma dieta rica em proteínas. Contudo, é fundamental manter uma alimentação balanceada com a quantidade de carboidratos e lipídios adequada; porque, caso haja deficiência desses nutrientes, o organismo se vê na necessidade de produzir energia por outras formas, usando então as proteínas como fonte de energia. Entretanto, é importante lembrar que o correto é procurar um profissional da área que possa auxiliá-lo, indicando uma dieta que supra todas as necessidades do seu organismo e também que atinja suas expectativas.

    ResponderExcluir